É inegável que praticar atividade física faz bem para a saúde. Em uma época em que o sedentarismo predomina, a prática de exercícios físicos é fundamental para que o indivíduo mantenha a saúde e fique em forma. Hoje vamos falar sobre duas atividades que têm sido a opção de pessoas que querem não apenas fugir do sedentarismo e ficar em forma, mas também de quem acredita que a saúde vem em primeiro lugar.
Ambas as atividades são excelentes escolhas! A verdade é que não há um melhor que o outro. Para cada pessoa e cada situação, caminhar e correr desempenham funções específicas e para ajudá-lo, trouxemos informações que serão úteis na hora de escolher entre a caminhada e a corrida.
Optando por uma boa caminhada
Além de ser um exercício simples, a caminhada é barata, pode ser feita em qualquer hora do dia e não tem restrição de idade. Para quem está sedentário é uma excelente alternativa para ter uma vida ativa.
Pode ser feita em uma esteira em casa ou ao ar livre. Essa prática aumenta o condicionamento físico, controla a pressão, o diabetes, protege contra a demência e ainda ajuda a emagrecer. Além disso, contribui para o aumento de qualidade de vida do praticante.
Abaixo, veja alguns dos principais benefícios da caminhada:
- Previne e combate a osteoporose;
- Afasta a depressão;
- Melhora o sistema cardiovascular;
- Melhora o sistema imunológico;
- Diminui a sonolência;
- Ajuda a manter o peso;
- Protege contra derrames e infartos;
Para pessoas que gostam de movimento a caminhada pode ser uma atividade monótona. Sendo assim, optar pela corrida é melhor, principalmente se a pessoa deseja emagrecer.
Quando começar a correr
Correr faz bem, mas a prática não deve ser feita subidamente por sedentários. Neste caso a caminhada é recomendada até que a pessoa tenha um condicionamento físico mínimo. Se a pessoa sair correndo totalmente despreparada, não vai conseguir ir muito longe e ainda corre o risco de ter complicações de saúde.
Os especialistas recomendam que antes de começar a correr seja feita uma avaliação física. Uma consulta com cardiologista também é importante e, mesmo que a intenção seja a prática da corrida, o mais correto é começar com a caminhada para só depois passar para a corrida.
Benefícios da corrida
Assim como a caminhada, a corrida trabalha o sistema cardiorrespiratório e aumentam a capacidade pulmonar. Porém, a corrida leva vantagem quando o objetivo é emagrecer, pois ela gasta mais calorias. Veja abaixo mais alguns benefícios que a corrida oferece:
- Fortalece o sistema imunológico, pois aumenta a produção de macrófagos que são células que destroem bactérias e vírus;
- Deixa o coração mais resistente, pois melhora o fluxo sanguíneo nas artérias, além de melhorar a capacidade de contração do músculo cardíaco;
- Melhora a memória e o sono;
- Previne contra a aterosclerose, que é o estreitamento dos vasos sanguíneos;
- Aumenta a disposição;
- Ajuda a controlar os níveis de colesterol;
- Contribui para a queima de gordura;
Apesar da corrida e da caminhada serem os exercícios mais recomendados por médicos e educadores físicos, é preciso ficar de olho antes de iniciar. Ambos possuem muitos benefícios, mas é importante saber qual atividade se encaixa melhor nas suas condições e até mesmo o gosto pessoal deve ser levado em consideração.
Algumas pessoas podem optar pela corrida, mas não estarem preparadas para a atividade. Por isso é tão importante fazer antes uma avaliação médica e evitar problemas futuros.
Qual você prefere, corrida ou caminhada? Conte para a gente nos comentários!
0 comentários:
Postar um comentário