A corrida hoje em dia está como uma das práticas esportivas mais populares. Seus benefícios para a saúde são quase imensuráveis. E, por muito tempo, foi classificada como uma atividade de custo quase zero. O que ainda é verdade, porém com algumas ressalvas. E um dos pontos onde os adeptos à corrida muitas vezes pecam é justamente um dos fatores de maior importância: a escolha do tênis.
Escolher o tênis ideal muitas vezes gera um custo, talvez alto, mas que, devido aos benefícios, é muito mais correto encarar como um investimento. O tênis ideal para cada pessoa evitará lesões, ajudará na postura e proporcionará maior conforto e estabilidade durante o treino.
Dito isso, notamos uma grande busca em nosso site sobre algo bastante especifico: o tênis ideal para corredores que possuem pisada pronada. E será este o nosso assunto abordado neste artigo.
O que é pisada pronada?
Antes de abordar sobre o tênis ideal para pronadores, explicaremos o que é uma pisada pronada.
O tipo de pisada de qualquer pessoa tem a ver com a forma como os pés se comportam durante as passadas. Há três tipos de pisadas: Supinada, neutra e pronada.
O tipo de pisada de qualquer pessoa tem a ver com a forma como os pés se comportam durante as passadas. Há três tipos de pisadas: Supinada, neutra e pronada.
Os pés de um pronador inicia a pisada tocando primeiro a parte externa do calcanhar no solo. Neste momento ocorre uma leve rotação no tornozelo que transfere todo o contato restante para a parte interna dos pés, o que leva o pronador a adquirir impulso com a região dos dedões.
Durante as passadas nossos membros inferiores recebem o impacto referente à cerca de 8 vezes o peso total do nosso corpo. Com a pisada pronada quem recebe todo esse impacto é uma região específica do calcanhar – e não ele por inteiro, como na pisada neutra. Em longo prazo isso pode acarretar fraturas por estresse nos ossos no calcanhar, tornozelo e tíbia. Além disso, podem desenvolver problemas nos joelhos e quadril.
Além do impacto, os pronadores possuem desvantagens de ordem anatômica pois possuem uma flexibilidade excessiva nos tornozelos, o que traz pouca estabilidade durante os treinos e a redução da performance já que o seu ganho de impulso acontece em uma região reduzida, como citamos acima.
Como identificar meu tipo de pisada?
O ideal para identificar o seu tipo de pisada é fazer uma avaliação com o fisioterapeuta ou ortopedista.
Para aqueles que têm a pisada pronada, ressaltamos alguns sinais que podem ajudar nesta identificação.
O pronador é também chamado de Pé Chato, pois possui pouquíssima curvatura no arco dos pés. E outro fator a ser observado são os pontos de desgaste na sola do tênis! Quem tem pisada pronada desgasta primeiro a parte externa do calcanhar e a parte interna do restante da sola, como mostra a imagem abaixo:
Qual tipo de tênis devo usar?
Finalmente, vamos ao que interessa!
Muitas vezes nos importamos em comprar calçados que nos proporcionem uma boa absorção e resposta de impacto durante a corrida. Claro, são fatores imprescindíveis na escolha de um tênis para corrida. Porém, será que é o tênis ideal para o seu tipo de pisada?
Para os pronadores a indústria de tênis pra corrida desenvolveu tecnologias que ajudam a controlar algumas desvantagens que seu tipo de pisada possui. A modalidade deste tipo de tênis é chamada de Motion Control (controle de movimento em português), pois são calçados que proporcionam maior estabilidade e conforto. Isso se deve, quase sempre, aos solados mais altos e estruturas de apoio para o arco dos pés.
0 comentários:
Postar um comentário