Praticar exercícios físicos é importante para a manutenção da saúde e para conquistar qualidade de vida. Porém, é preciso ter cuidado na hora de se exercitar para não transformar o prazer em uma lesão.
Especialistas em educação física recomendam o alongamento antes de qualquer atividade física e isso tem um motivo: o alongamento ajudar a aquecer a musculatura, além de deixar os músculos mais relaxados e flexíveis. O alongamento é importante principalmente na prevenção de lesões e seus principais efeitos estão relacionados abaixo:
- Melhora a flexibilidade e ajuda no relaxamento muscular;
- Diminui a tensão muscular;
- Deixa os movimentos mais soltos e fáceis, ou seja, contribui para a coordenação motora;
- Previne lesões;
- Ativa a circulação sanguínea;
- Melhora a postura;
- Reduz a ansiedade, o estresse e a fadiga;
- Facilita atividades aeróbicas;
Como fazer alongamento de forma correta
Que o alongamento é importante já se sabe, mas como esse procedimento deve ser feito sem causar lesões? Confira as dicas abaixo e alguns exemplos de alongamento que podem ser feitos em qualquer lugar.
6 dicas de alongamentos
1. Alongamento do ombro
Para alongar o ombro coloque o braço estendido no peito e segure o antebraço com o braço oposto. Em seguida, puxe o braço em direção ao peito até sentir que está sendo alongado o que se caracteriza por uma leve dor.
2. Alongamento das pernas
Deitado de barriga para cima, estenda as pernas também para cima e segure a parte de traz das coxas. Sem forçar muito as pernas, puxe-as para a direção do seu rosto.
3. Alongamento da região lombar
Deite-se de barriga para cima e puxe a perna na direção do seu peito. Não precisa forçar muito, mantenha por alguns segundos e depois faça o mesmo procedimento com a outra perna.
4. Alongamento dos braços (tríceps)
Ele o braço ao lado da cabeça. Dobre o cotovelo de modo que o antebraço fique para baixo exatamente abaixo da cabeça e entre as escápulas. Com o outro braço alcance e segure sua mão.
5. Alongamento do pescoço
Fique de pé com as pernas afastadas e a coluna reta. Em seguida, coloque as mãos atrás da nunca e leve a cabeça lentamente para a direção do peito.
6. Alongamento do quadríceps
Fique em pé e puxe uma das pernas para traz. Mantenha a outra perna reta.
Observação: os alongamentos mostrados acima devem ser mantidos por tempo de 15 a 20 segundos sem movimentação.
Na hora de alongar não esqueça os cuidados e dicas abaixo:
- Não tenha pressa ao se alongar;
- Respire suavemente;
- Mantenha a coluna reta;
- Não prenda a respiração enquanto alongamento;
- Faça um aquecimento antes;
- Respeite os limites do seu corpo;
O alongamento é aconselhado principalmente para prevenir lesões e relaxar a musculatura após a atividade física, mas seus benefícios vão além disso. Ele pode ser feito antes e depois da atividade física e, embora todo mundo saiba que ele faz bem, nem todos se alongam. Portanto, conscientize-se de que o alongamento faz parte da atividade física, principalmente depois dos exercícios e mexa-se!
Quer saber mais sobre os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois da corrida? Acesse nosso site e fique por dentro!
0 comentários:
Postar um comentário